segunda-feira, 14 de maio de 2012

[Review] Just Listen, Sarah Dessen



Editora: Speak
Páginas: 400
Publicação: 2008



Annabel Green aparentemente tem tudo. - amigos legais, uma família acolhedora, boas notas e uma carreira de modelo de sucesso. Mas tudo de repente vem abaixo. Ela agora é encarada por todos na escola, a última coisa que ela quer é falar sobre seu novo segredo.
A família agora parece frágil também. Ela se pergunta o que causou o rigoroso silêncio entre suas irmãs mais velhas e por que ninguém na família comenta sobre o distúrbio alimentar da irmã do meio. E, para piorar, Annabel possui o mau hábito de evitar confrontos, nem que para isso ela precise mentir ou omitir alguma coisa. Entre proteger a família e encarar a experiência devastadora de revelar seu segredo, Annabel encontra conforto na improvável amizade com um solitário estudante, DJ e ex-presidiário que aprendeu a controlar a própria raiva e que auxilia Annabel a ouvir o próprio coração e se arriscar a falar honestamente.

Just Listen é uma lição de vida e deveria ser uma leitura obrigatória.
 

Annabel Greene é a garota que tem tudo. Pelo menos por fora. Modelo desde criança, assim como suas duas irmãs mais velhas, ela está acostumada a ser constantemente observada e analisada, entretanto agora, os olhares se voltam a ela por outro motivo. Julgada e condenada por seus colegas e amigos, ela não vê outra alternativa senão o isolamento. Em casa Annabel ainda é a filha modelo, que não decepciona ou trás problemas.

Ao decorrer do livro vamos dissecando os problemas e de Annabel e sua família: sua mãe é fissurada na ideia de que suas filhas virem modelos famosas, expondo-as a esse mundo desde muito cedo; o distanciamento do pai em relação aos problemas emocionais da família; sua irmã mais velha que gosta de levar as coisas ao extremo; a sua irmã do meio que está sofrendo um grave distúrbio alimentar; e a própria Annabel que, na tentativa de compensar as falhas das irmãs, não se da ao luxo de comer erros ou causar problemas.

O romance nem de longe é o foco principal do livro, mas mesmo assim arranca lágrimas e suspiros. Owen é extremamente fofo, teimoso e sincero – uma combinação de tirar o folego. As cenas dos dois conseguiram ser divertidas sem perder a profundidade.

Just Listen é uma lição de vida e deveria ser uma leitura obrigatória. A autora conseguiu falar de vários assuntos - anorexia, popularidade, amizade, estupro e depressão - de maneira tocante e acessível. Se você ainda não leu não espere mais, prepare um chocolate quente, uma caixa de lencinhos e boa leitura!

Postado por Toca da Loba às 15:27